Livro: Fique onde está e então corra | Resenha #20

outubro 09, 2017

📝 Nova resenha 📝
Autor: John Boyne
 Páginas: 224
 Editora: Seguinte
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️/♥



Sinopse:  Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.

Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

📖✨



Resenha:                         Alfie Summerfield, Rua Damley, Londres.

Um garoto de chamado Alfie Summerfield estava prestes a completar cinco anos de idade e com isso um fato histórico iria acontecer também. O início da primeira guerra mundial.

"A Batalha tinha começado em 28 de julho de 1914. Outros talvez não guardassem a data com tanta facilidade, mas Alfie nunca esqueceria, pois era seu aniversário." 

Por consequência da guerra, todos os homens deveriam se alistar como voluntário ou o exercito iria levar os homens na marra. O pai de Alfie, George Summerfield, se alistou pra guerra por pensar em ter mais chances de voltar pra casa mais cedo.

É duro para Alfie saber que seu pai irá pra guerra e só voltar no natal, assim como os adultos haviam pensando. Mas eles estavam errados.

Com a saída de seu pai para a guerra, as coisas começaram a pesar pra ele e sua mãe. Margie começou a trabalhar em um hospital como enfermaria e também fazendo bicos como lavagem de roupas e custura. Alfie por sua vez viu que sua mãe estava se esforçando demais e decidiu tentar conseguir um dinheiro extra como engraxate na estação King's Cross.

Com o passar do tempo, quatro anos depois do começo da guerra, Alfie percebeu que a guerra não tinha acabado no natal de 1914. Seu pai já não mandava cartas como antes e sua mãe falava que ele estava em uma missão secreta e não poderia escrever.

Após um dia trabalhando como engraxate, Alfie acha uma pista, onde supostamente seu pai estaria. Ele por puro impulso decide ir em buscar de seu pai e resgata-lo da guerra.

 📖✨


Opinião: O livro tem um contexto histórico impressionante, relacionado a história de Alfie e também a guerra.

O é narrado onisciente, o que gostei muito. A escrita do John Boyne é ótima, super fluída.

Um fato interessante é que mesmo a história girando em torno de Alfie e sua família, o autor não esqueceu de colocar o que acontecia naquele tempo quando exista pessoas de outras nacionalidades em seu território, e outro tipos de eventualidades que ocorria.

Entre o começo e o meio da história o livro tem sentimento, já do meio ao final o livro se transforma em outro, já não se parecia como antes. Mas foi algo que deu pra perceber que era necessário para, que o autor levasse sua mensagem até o leitor.

Sobre o final, ah... é lindo. Já esperava um pouco do final, mas houveram supresas. Por isso é um dos favoritos do ano.
📖✨

Espero que tenham gostado da resenha.

::Menino Livros::
Haulisson Radynny



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.